A Nitrato Filmes, constituída em 2012, surgiu no mercado com o forte intuito de ampliar a oferta cinematográfica em Portugal, através de um inovador modelo distribuição, que consistia em efetuar estreias em tournée, por forma a incluir o interior do país no calendário das estreias nacionais.
Num curto espaço de tempo, conseguimos atingir uma excelente penetração, chegando a inúmeras cidades através de mostras e exibições regulares, originando uma constante presença do cinema de autor em sala.
No nosso percurso, muito direcionado para o cinema de língua portuguesa, tentamos estabelecer um saudável contraponto entre autores consagrados e cineastas emergentes. Nesse sentido, fomos responsáveis pelo lançamento de autores como Julio Bressane e Eduardo Coutinho a par de novos talentos como André Gil Mata, Aya Koretzky, Rodrigo Areias e Kleber Mendonça Filho.
Em 2017, decidimos alargar o nosso raio de ação à exibição, através da reabertura do emblemático Cinema Trindade, criando assim um espaço âncora para o cinema de autor no Porto, propondo uma programação plural sem deixar de ser singular.